Resultado – RoboSub2018

A UFRJ Nautilus chega às semifinais da RoboSub 2018
A UFRJ Nautilus é a única equipe de graduação brasileira que desenvolve AUV’s (Veículos Submarinos Autônomos). Esse ano, com a ajuda de um financiamento coletivo feito por meio da Internet, os alunos levaram o projeto para a maior competição mundial do gênero que acontece todos os anos em San Diego, Califórnia.
Sendo os únicos representantes do Brasil e da América Latina no evento, a equipe conseguiu uma classificação inédita e vitoriosa para o país ao chegar nas semifinais da competição e se classificar melhor que outros times de países de primeiro mundo, mesmo não tendo o mesmo nível de financiamento.
Na competição, os AUV’s das 47 equipes de diferentes países devem realizar as provas debaixo d’água sem nenhum tipo de controle humano, utilizando apenas câmeras e sensores vinculados à programação computacional para cumprir os desafios de forma totalmente autônoma.
A Nautilus conseguiu o financiamento para custear a viagem a partir de um crowdfunding (financiamento coletivo) que arrecadou 43,5 mil reais. Já o orçamento para o desenvolvimento do projeto do robô advieram totalmente de patrocínios de empresas privadas.
“Fomos com o objetivo de representar o nosso país numa competição altamente tecnológica. Queríamos resultados que provassem a importância de desenvolvermos tecnologia nacional para todos aqueles nos apoiaram ao longo de toda essa jornada, nossos amigos, famílias e patrocinadores. Chegamos a semifinal graças a esse apoio e ao de parceiros como a MechWorks, que acreditaram no nosso potencial e esforço em fazer o melhor. Ano que vem nos aguardem na final!” disse Matheus Sant’Anna, capitão da UFRJ Nautilus e graduando de engenharia mecânica.
 
Para o próximo ano, os alunos prometem desenvolver o projeto e alcançar um posicionamento ainda melhor para mostrar a força que o país tem em inovação tecnológica. Para continuar acompanhando esse time mais de perto, basta segui-los nas páginas das redes sociais: facebook.com/ufrjnautilus e instagram.com/ufrjnautilus.

Gerente de Marketing