Caso de sucesso – Equipe Nautilus UFRJ

A UFRJ Nautilus, única equipe de competição universitária focada em automação naval no Brasil, marcou presença no evento de Lançamento do SolidWorks 2019.

Os capitães Matheus Sant’Anna e Henrique Junior apresentaram um pouco de como o SolidWorks foi uma ferramenta fundamental para o seu projeto do Veículo Submarino Autônomo  BrHUE, com o qual competiram na RoboSub 2018 em San Diego na Califórnia.

“O SolidWorks foi o principal instrumento para a modelagem dos parâmetros do nosso robô. Decidimos várias questões da estrutura e do arranjo do robô antes mesmo de possuir um projeto físico, apenas trabalhando dentro do modelo. Fizemos ensaios de integridade física do robô no SolidWorks Simulation, principalmente a respeito das pressões suportadas pelo nosso corpo principal e anexos. A partir daí, detalhar cada peça e partir para fabricação foi muito mais fácil” — explicou Matheus Sant’Anna, que além de Capitão é coordenador de Hidrodinâmica & Mecânica.

 

”Pudemos simular as provas que o robô deveria realizar na própria competição através do Gazebo, um simulador 3D que permite simular todo o software que vai embarcado no robô, o que também só foi possível pela praticidade de modelar cada objeto das provas, como o portão, dados, roletas etc, a partir do SolidWorks e depois facilmente os exportando para o Gazebo, além de é claro, o modelo 3D do nosso próprio AUV.” — contou Henrique Junior, capitão e Coordenador de Software.

 

Dessa forma, o SolidWorks e a MechWorks tem contribuído e impactado na produtividade de projetos técnicos acadêmicos como a UFRJ Nautilus e possibilitando que cada vez mais estudantes de engenharia possam viabilizar seus projetos.

 

Gerente de Marketing