Fazendo texturas 3D a partir de imagens

Uma das novidades que está em evidência no SOLIDWORKS 2019 é a capacidade de gerar texturas 3D a partir de imagens. Agora é possível utilizar qualquer imagem com tons de preto e branco para criar geometria na superfície do seu modelo. Imagens de heightmap em escala de cinza são as preferidas. Através das opções desta ferramenta é possível criar padrões de formas complicadas. É mais uma forma de gerar geometrias complicadas repetidas (ondulações, recartilhados, saliências e etc) de maneira mais rápida para gravar sobre seu modelo. Experimente testar a capacidade deste recurso sobre superfícies planas ou curvas.

 

Vamos demonstrar o passo a passo abaixo.

Modelamos uma esfera. Aplicamos sobre a superfície uma imagem em preto e branco para definir um padrão xadrez, caso seja necessário, inicialmente podemos redimensionar usando os controles de imagem padrão para obter o resultado desejado.

 

Após definir o tamanho desejado, podemos acionar o comando de textura 3D selecionando o corpo na árvore de recursos e pressionando o botão mostrado abaixo.

 

Dentro do comando, é possível definir o nível de refinamento da malha e a distância da textura para compensar a geometria. Use esses controles deslizantes iterativamente para criar a textura 3D:

 

  • Refinamento de textura: Acrescenta facetas para melhor associar contornos dentro da imagem em escala de cinza. Valores mais altos adicionam mais facetas ao modelo. Imagens altamente detalhadas em escala de cinza geralmente requerem malhas mais refinadas.

  • Distância de offset da textura: Especifica o offset máximo da textura do corpo. Uma distância maior do offset aumenta o offset da textura em relação ao corpo.

  • Tamanho máximo de elemento: Especifica o tamanho máximo da maior faceta de malha na malha. Valores mais baixos criam unidades de malha menores e modelos mais suaves.

Veja a utilização dos controles no exemplo abaixo:

 

 

 

Após encerrar o comando, o Solidworks cria sobre a superfície a nova geometria como um corpo de malha, para facilitar a visualização e o entendimento dos resultados, alteramos o estilo da visão para sombreado.

 

Fizemos esta apresentação sobre uma superfície esférica por ser mais complexa do que uma superfície plana para mostrar a capacidade desta ferramenta.

 

Obs.: Importante ressaltar que este recurso não altera as propriedades originais do modelo após ser incluído a textura 3D, ou seja, não altera dados sobre: massa, volume, área de superfície e inércia.

 

Visão Geral

 

Modelo

original

   
Aplicar uma aparência de textura    
Criar uma textura 3D usando a aparência texturizada 2D    
Modelo

final

   

 

 

Gerente de Marketing