Autocontato de montagem

Autocontato

Esta opção detecta regiões (faces ou partes de um corpo) que podem entrar em contato umas com as outras durante a simulação. O contato sem penetração é aplicado a uma face que entra em contato com si mesma à medida que deforma.

A opção de autocontato está disponível no módulo SOLIDWORKS Simulation Premium para estudos não lineares e estáticos com a opção de grande deslocamento.

 

Em “Opções predeterminadas” da simulação apresentam opções avançadas para definições de conjunto de contato:

  • Nó-nó

As entidades devem estar inicialmente em contato e não deve ocorrer nenhum deslizamento significativo ou alteração no formato da região de contato. Esta opção não pode ser usada se a opção Grandes deslocamentos estiver ativada.

 

  • Nó-superfície

Nenhuma restrição de configuração inicial é exigida, ou seja, as entidades que participam do contato não precisam estar em contato no início da análise, e o deslizamento é permitido. Como as direções das forças normais e de atrito são atualizadas durante a análise, essa opção é válida para cálculos de grandes deslocamentos. Esse tipo de contato é capaz de descrever configurações e comportamentos complexos, mas exige muito mais trabalho de computação. Normalmente, usamos esse tipo de contato quando se espera uma configuração de aresta para face e se as tensões de contato não forem relevantes.

 

  • Superfície -superfície

Este tipo de condição “Sem penetração” é a mais geral e precisa. As entidades que participam do contato são representadas pela subsuperfícies da malha de elementos finitos. Da mesma forma que no tipo “Nó-superfície, nenhuma restrição é exigida na configuração inicial e o deslizamento é permitido. As direções das forças de contato e de atrito são atualizadas durante a análise, e essa opção é válida para cálculos de grandes deslocamentos. Normalmente, esse tipo de contato é usado quando se espera uma configuração face para face ou se for necessária uma resolução mais precisa das tensões de contato.

 

Gerente de Marketing