3DEXPERIENCE DraftSight: Projetar, Gerenciar e Compartilhar

O 3DEXPERIENCE DraftSight transforma o projeto CAD 2D e o gerenciamento de documentos de atividades antes isoladas em colaboração avançada, produtividade e sucesso.
Artigo criado por: Cesar Augusthus Pinto

Olá amigos e parceiros! Nas últimas semanas conversamos sobre a transformação ocorrida em nosso contexto de trabalho. Essa transformação nos trouxe a necessidade de manter equipes de projeto, design, gestão e manufatura trabalhando e produzindo distantes entre si.

Este cenário, impõe grandes desafios para a gestão de projetos e dados. É necessário manter equipes e processos completamente integrados e com níveis avançados de colaboração para poder ser produtivo e competitivo no mercado.

Ao analisarmos alguns ambientes de engenharia CAD 2D que estão submetidos a estes desafios e transformações, podemos listar alguns obstáculos comuns para muitos gestores e projetistas, como por exemplo:

  • Criação de arquivos CAD 2D para diferentes processos de Concepção, Revisão, Produção e Inspeção;

  • Distribuição de arquivos CAD 2D para diferentes destinos e objetivos;

  • Controle de aprovações e direitos de acesso para arquivos CAD 2D;

  • Controle de versões, revisões e maturidade de projetos CAD 2D;

  • Volume de arquivos CAD 2D para gerenciamento e rastreio;

Em meio a esses tópicos, existem ainda muitas outras etapas de trabalho e gerenciamento ao longo do processo de criação de um CAD 2D. Por sua vez, essas etapas envolvem diferentes partes e diferentes processos necessários para que o fluxo de trabalho e a colaboração seja eficaz.

O desenho CAD 2D deve estar sempre pronto para cada uma dessas diferentes etapas. Ele deve ser assinado pelas partes interessadas, deve ser aprovado pela gestão e pelos líderes de engenharia, deve possuir um histórico de revisões e deve ser compartilhado corretamente com os direitos de acessos apropriados a cada destinatário e cada setor.

Entretanto, para muitas empresas isso parece impossível. Inúmeras engenharias ainda seguem rotinas ultrapassadas, onde todo esse fluxo de trabalho é manual, realizado através de e-mails ou de uploads em aplicativos de terceiros que são descentralizados e não se comunicam.

Logo, estes projetistas e gestores podem se observar trabalhando com muitos desenhos diferentes, vindos de fontes e repositórios distintos, sem controles de versões e revisões, sem identificação de origem ou motivo de existência. Ambientes como estes tendem a ficar desorganizados muito rapidamente simplesmente pelo fato de trabalharem com um grande volume de desenhos, em tantas etapas diferentes sem um mínimo de controle.

3DEXPERIENCE DRAFTSIGHT: CONECTANDO PESSOAS, DADOS E INFORMAÇÕES NA CADEIA DE VALOR DE PROJETO E FABRICAÇÃO

A problemática descrita acima parece impossível de ser resolvida para muitas empresas, mas pode sim ser facilmente superada.

Tornando os desenhos e as informações do projeto acessíveis para toda a equipe a qualquer hora e em qualquer lugar, o 3DEXPERIENCE DraftSight transforma o projeto CAD 2D e o gerenciamento de documentos e de atividades que antes eram isoladas e descentralizadas em uma colaboração avançada, transparente e produtiva, realizada em tempo real entre disciplinas, departamentos e ecossistemas de negócios, incluindo também clientes, parceiros e fornecedores.

Para aprimorar a colaboração dentro do 3DEXPERIENCE DraftSight é possível ainda adicionar funções de Design/Engenharia, Governança, Simulação, Marketing e Fabricação/Produção que funcionarão perfeitamente juntos, promovendo uma experiência de usuário consistente para projetar, simular e fabricar produtos em um só lugar, na plataforma.

RECURSOS DA PLATAFORMA 3DEXPERIENCE DRAFTSIGHT

Agora, com o 3DEXPERIENCE DraftSight é possível conectar a experiência CAD 2D de um computador desktop tradicional (local) à Plataforma 3DEXPERIENCE (nuvem). Isso significa que os usuários poderão interagir diretamente através do DraftSight instalado no computador com a Plataforma 3DEXPERIENCE podendo acessar todas as informações lá presentes e também podendo devidamente gerenciá-las.

Portanto, este fluxo de trabalho permite combinar o poder do DraftSight para criar e editar rapidamente seus desenhos de engenharia com os recursos colaborativos da plataforma 3DEXPERIENCE, como por exemplo, a função Collaborative Industry Innovator que é capaz de proteger e documentar dados, gerenciar o ciclo de vida do produto e de arquivos DWG/DXF.

Em uma plataforma baseada em nuvem, todos os desenhos serão armazenados em um local centralizado, seguro e gerenciado através de qualquer dispositivo. Também estarão disponíveis os controles de revisão, para reduzir as edições conflitantes e rastrear problemas e alterações necessárias.

O 3DEXPERIENCE DraftSight propõe ainda a colaboração de equipe centralizada e avançada permitindo localizar desenhos rapidamente através de pesquisas realizadas por palavras-chave, formatos de arquivo, atributos ou tags. Criar painéis para visualizações personalizadas de informações de todas as fontes e definir alertas para feeds de dados. Compartilhar conteúdos estruturados e não estruturados por meio de fluxos de atividades, bate-papos, vídeos e comentários marcados pelos usuários.

PROJETAR, GERENCIAR E COMPARTILHAR

O 3DEXPERIENCE DraftSight pensa exatamente nos desafios comuns existentes hoje para muitas organizações, na medida em que tentam gerenciar grandes volumes de dados e serem produtivos.

Neste contexto, esta solução é introduzida oferecendo aos usuários uma poderosa solução CAD 2D conciliada à níveis avançados de custo-benefício, acessibilidade, estruturação, organização e colaboração em um local onde tudo está sincronizado.

Com o 3DEXPERIENCE DraftSight é obtido o elemento adicional de ser capaz de gerenciar todos os dados e garantir que tudo esteja centralizado, seguro e acessível. Todos estarão olhando para as versões corretas e tudo será controlado de forma precisa e organizada. E então naturalmente os processos começam a se expandir e colaborar de forma muito mais eficaz incorporando tarefas de gestão de projetos e gestão de dados através de aplicativos como o Project Planner e 3DSwym.

Tudo foi pensado para que os desafios sejam superados e o sucesso e os objetivos sejam alcançados. Para saber um pouco mais sobre como estas e outras de nossas soluções podem ajudar a sua empresa a crescer, ganhar produtividade, inovar e ser competitiva, entre em contato com nossos especialistas para uma conversa. Estamos esperando por vocês!

COMPARTILHE:
Políticas de privacidade
WhatsApp
Estamos online no Whatsapp. Fale agora com um especialista!
Abrir WhatsApp Mechworks Abrir WhatsApp Mechworks