Otimize seu modelo com base em dados confiáveis com o Rastreador de Tendências

Em busca do projeto otimizado, precisamos passar por várias iterações dentro de uma análise. Porém, os dados que obtemos dessas iterações precisam ser facilmente consultados e compreendidos. Dessa forma, podemos identificar tendências resultantes dessas iterações e prever as respostas estruturais do modelo em futuras iterações, antes de elas serem realizadas, o que, em última análise, vai nos poupar tempo e por fim vai acelerar o processo de desenvolvimento do produto.

Por exemplo, imagine que você esteja em busca do melhor projeto levando em consideração informações tais como tensão, deslocamento e massa. O Rastreador de tendência o ajuda a verificar como as modificações na geometria do modelo impactam diretamente nesses resultados. E ainda, fornece automaticamente gráficos de tendência que o ajudam a prever como futuras alterações afetam o seu modelo.

E visto que no SOLIDWORKS Simulation estamos sempre dentro da mesma plataforma que constrói o modelo CAD, as alterações são rapidamente realizadas, analisadas e compreendidas. Vejam por exemplo, que nos casos acima, as alterações do modelo, reduzem significativamente a massa, aumentam a tensão (o que é inevitável pela redução da área de distribuição das tensões) e o deslocamento. Mas, veja que interessante, se fizermos um gráfico do fator de segurança encontrado nessas iterações, vamos notar que a variação é mínima.

Dessa forma, com base em análise de dados confiáveis podemos encontrar rapidamente e mais facilmente nosso modelo otimizado.

Essa mesma técnica também pode ser aplicada para entendermos como modificações na nossa malha indicam que existem singularidades no nosso modelo, ou seja, se os valores que encontramos como resultado da análise estão convergindo para um valor finito, o que indicaria que a nossa análise está certa, ou não. Mas isso é assunto para um próximo post! Por favor, deixem seus comentários se quiserem obter mais informações sobre como utilizar o rastreador de tendências e sugestões para um próximo post!

Ah! E se quiserem ver na prática como o funcionamento desse dispositivo, vejam o vídeo de depoimento dos fabricantes explicando como eles estão usando o ecossistema de soluções SOLIDWORKS em nosso canal do Youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=yTd4yXVSKME.

A MechWorks Tecnologia é líder no mercado de ferramentas de CAD-CAE-CAM. Seu portfólio de produtos, composto pelos softwares SOLIDWORKS, SOLIDWORKS Simulation, SOLIDWORKS Composer e SOLIDWORKS Enterprise PDM, SOLIDWORKS Inspection e SOLIDWORKS Electrical, garante a seus clientes um amplo espectro de soluções 3D para as diversas atividades de engenharia. A MechWorks é credenciada pela Dassault SOLIDWORKS para atuar nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e todo Norte e Nordeste.