Grandes deslocamentos calculados em uma análise estático no SOLIDWORKS Simulation. O que significa?

 

Quer você seja um usuário novo ou já experiente do SOLIDWORKS Simulation, temos certeza de que você já se deparou com a mensagem quando estava rodando uma análise linear estática: ‘Foram calculados deslocamentos excessivos neste modelo.’ Mas por que essa mensagem aparece? O que acontece quando clico em ‘Sim’ ou ‘Não’?

Mas antes de respondermos essas perguntas, precisamos relembrar os princípios básicos de uma Análise Linear Estática:

  • Não existem deformações permanentes. Se a carga é removida do modelo, ela deve voltar a sua forma original.
  • São esperadas apenas pequenas deformações do modelo
  • Direção das forças não são alteradas durante a análise (a carga é aplicada inteiramente em uma única etapa).

Repararam na segunda pressuposição? São esperadas apenas pequenas deformações do modelo. Em background, durante o processo de análise, o SOLIDWORKS Simulation calcula o deslocamento máximo encontrado e compara com o comprimento característico do modelo. Se essa razão for maior do que 10%, o SOLIDWORKS Simulation exibe essa mensagem.

Outra razão da mensagem aparecer é quando fazemos análises estáticas com conectores de pino. Nesse caso, o SOLIDWORKS Simulation verifica a rotação relativa (ϴ) em cada conector de pino individualmente. A mensagem será exibida se ϴ > 5 graus.

Mas o que acontece quando clicamos em ‘Sim’ ou ‘Não’ na mensagem? Quando clicamos em ‘Sim’, estamos na realidade ligando a opção de Grande Deslocamento dentro das opções do Estudo.

Com essa opção ligada, estamos informando ao SOLIDWORKS Simulation que esperamos grandes deslocamentos na nossa análise que podem estar ligadas a mudanças na matriz de rigidez. Por isso, o SOLIDWORKS Simulation realiza a análise em etapas que podem também atualizar a direção da carga. Por isso dizemos que a opção de ‘Grandes Deslocamentos’ na realidade transforma nossa Análise Linear Estática em uma análise ‘pseudo não-linear’.

E quando clicamos em ‘Não’? Se fizermos essa opção, nós estamos simplesmente informando ao SOLIDWORKS Simulation para continuar executando a análise com o solver estático normalmente e também respeitando os princípios de uma análise linear estática. Vai ficar a cargo do usuário determinar se a análise atingiu os objetivos esperados usando esse método. É aconselhável verificar a plotagem de deslocamento em escala real para entender se o deslocamento ocorre como esperado.

A MechWorks Tecnologia é líder no mercado de ferramentas de CAD-CAE-CAM. Seu portfólio de produtos, composto pelos softwares SOLIDWORKS, SOLIDWORKS Simulation, SOLIDWORKS Composer e SOLIDWORKS Enterprise PDM, SOLIDWORKS Inspection e SOLIDWORKS Electrical, garante a seus clientes um amplo espectro de soluções 3D para as diversas atividades de engenharia. A MechWorks é credenciada pela Dassault SOLIDWORKS para atuar nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e todo Norte e Nordeste.