Modelagem Descendente de Montagens

Com a modelagem descendente de montagens é possível criar relações e/ou dimensões relacionadas com outros componentes da montagem, caso o seu componente relacionado seja alterado os outros componentes que possuem a relação também serão alterados.

Posteriormente falaremos como salvar esses componentes em arquivos externos, um detalhe importante, caso o seu modelo não seja salvo ele só existirá na montagem.

Definindo o modelo

 

Para definir os planos padrões no seu arquivo será preciso selecionar uma face plana, essa face corresponderá a face frontal. Em conjunto com seleção da face, um posicionamento também será criado, o posicionamento NO LOCAL( ). A sua peça ficará fixo na face selecionada, por esse motivo a sua peça não terá qualquer tipo de movimentação. Caso a movimentação seja necessária, o posicionamento terá de ser excluído.

Tome cuidado ao excluir o posicionamento NO LOCAL e movimentar a peça, é possível que o seu modelo seja distorcido.

Estrutura de nomenclatura

Esfera- nome do componente

[] – Componente virtual. Não existe um arquivo externo desse componente, ou seja, só existe dentro da montagem.

Montagem 2 – nome da montagem

<1> – Quantidades de copias do componente

->? – Estado das referências do arquivo

 

O SOLIDWORKS adiciona referências externas às peças, existem quatro opções:

 

SÍMOLO ESTADO SIGNIFICADO
 

->

 

No contexto

O arquivo referenciado externamente é aberto e o recurso pode ser atualizado adequadamente.
 

->?

 

Fora de contexto

O arquivo referenciado não está aberto, então não se sabe se o recurso está atualizado.
 

 

->*

 

 

Referência bloqueada

A referência externa foi bloqueada. Isso evita que mudanças ao arquivo referenciado atualizem o recurso, a não ser que a referência seja bloqueada.
 

 

->X

 

 

Referência danificada

A referência externa foi danificada. Mudanças ao arquivo referenciado não irão afetar o recurso a referência não pode ser restaurada.

 

Em posts posteriores, falaremos qual a importância de entendermos profundamente o impacto das referências externas, no contexto ou fora do contexto, para que nossos projetos sejam consistentes e quais as melhores práticas envolvidas.

#solidworks #mechworks #montagens #assembly

A MechWorks Tecnologia é líder no mercado de ferramentas de CAD-CAE-CAM. Seu portfólio de produtos, composto pelos softwares SOLIDWORKS, SOLIDWORKS Simulation, SOLIDWORKS Composer e SOLIDWORKS Enterprise PDM, SOLIDWORKS Inspection e SOLIDWORKS Electrical, garante a seus clientes um amplo espectro de soluções 3D para as diversas atividades de engenharia. A MechWorks é credenciada pela Dassault SOLIDWORKS para atuar nas regiões de São Paulo, Rio de Janeiro, Espirito Santo e todo Norte e Nordeste.