Simplificação de análises com uso da simetria dos modelos

Em qualquer análise, o objetivo é sempre aumentar a precisão e ao mesmo tempo otimizar o desempenho computacional. Uma das principais maneiras de se fazer isso é por simplificar o modelo CAD que será analisado.

Várias técnicas podem ser utilizadas para simplificar o modelo CAD: suprimir filetes, remover textos criados com ressaltos e cortes e assim por diante. No caso em que tempo geometrias que representam um padrão simétrico, ainda podemos nos aproveitar dessa simetria para simplificar nossas análises.

Utilizando o plano de simetria de nosso modelo, discretizamos apenas uma parte do nosso modelo e com isso diminuímos o número de elementos e consequentemente, diminuímos o tempo para solução de nossa análise. Com essa finalidade o SOLIDWORKS Simulation possui a opção de usarmos acessórios de fixação avançados que compreendem a simetria do nosso modelo e simplificam a nossa análise.

Mas em que condições podemos tirar proveito da simetria para realizar uma análise? Quais são os benefícios de usarmos a simetria?

Em primeiro lugar precisamos falar sobre as situações em que podemos usar a simetria do modelo para realizar uma análise confiável. Só podemos usar simetria se a geometria, as restrições, as cargas e as propriedades do material também são simétricas. Se essas condições forem ignoradas, a nossa análise pode falhar ou apresentar resultados irreais.

Agora vamos comparar alguns dados para vermos os benefícios de usarmos a simetria. Vamos usar o modelo abaixo para isso.

simetria1

Passando para o SOLIDWORKS Simulation, obtivemos os seguintes resultados usando elementos de segunda ordem com o mesmo tamanho:

simetria_malha3

simetria_compare

Embora os tempos de discretização e solução sejam pequenos devido as condições de contorno estabelecidos, vejam que percentualmente, houve um aumento grande nos tempos para conclusão da operação devido ao aumento inevitável do número de nós e elementos.

Existe mais uma questão que precisa ser falada quando tratamos de uso simetria em análises do SOLIDWORKS Simulation. Simetria e simetria cíclica. Quando usar um ou outro acessório de fixação?

Isso é assunto para o nosso próximo post. Então até lá. Deixem também seus comentários sobre quais assuntos gostariam de obter mais informações.

Acompanhe as novidades em nosso Blog e nas nossas redes sociais! Clique aqui e inscreva-se no canal do YouTube e curta nossa página do Facebook. Esperamos ver você por aqui mais vezes!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis vehicula turpis eget mi ornare, id auctor quam luctus. Nunc eget imperdiet magna. Duis et dictum ipsum. Morbi ullamcorper pulvinar lorem at elementum. Donec et faucibus urna, nec finibus quam. Nullam a convallis turpis. In tincidunt ligula vitae quam blandit, et sodales enim rhoncus. Pellentesque gravida lacus id posuere euismod. Phasellus a lectus in justo venenatis consectetur id non nisl. Cras gravida faucibus urna at condimentum. Quisque at egestas tortor. In vulputate lorem magna, ut luctus sapien volutpat ut. Praesent ultrices sit amet nunc id viverra.