Simetria Cíclica vs Simetria Circular no Simulation

Na semana passada falamos sobre o uso da simetria dos modelos para simplificação de análises no SOLIDWORKS Simulation. Agora que já entendemos os benefícios de usarmos essa técnica, precisamos entender quando podemos usá-la.

Bem, em primeiro lugar, devemos sempre ter em mente que não basta apenas o modelo em si ser simétrico. É necessário também que as restrições, cargas e propriedades do material sejam simétricos. Do contrário, imaginem, como poderíamos garantir que os resultados da análise estejam corretos? Essa regra é importantíssima e deve ser sempre respeitada para criarmos uma análise confiável.

simetria_op

Além disso, possuímos duas opções para criação de análise com uso de simetria dentro do SOLIDWORKS Simulation: simetria e simetria cíclica. A questão é: “Qual a diferença entre as duas opções e como escolher entre uma e outra?”
Vamos falar primeiro sobre a simetria.

A regra que mencionamos acima também deve ser respeitada quando usamos esse acessório de fixação. Além disso, o uso desse tipo de simetria implica que o sólido a ser analisado é simétrico em relação a planos. Observe o modelo abaixo:

simetria_1

Observem que falamos anteriormente em usar planos para analisar os nossos modelos. Assim, os dois casos ilustrados acima podem ser analisados utilizando o acessório de fixação avançado ‘Simetria’. Você pode usar esse acessório de fixação para analisar 1/2, 1/4 e até mesmo 1/8 do modelo. Mas existe outras condições que precisam ser respeitadas para utilizar a ‘Simetria’.

É necessário levar em consideração a direção em que as forças agem sobre nosso modelo ao usar a restrição ‘Simetria’. No exemplo acima, as cargas a que esta polia está submetida em condições reais de trabalho estão na direção axial e por isso não esperasse deformações nas direções normais dos planos de seção. Essas condições devem ser respeitadas.

Agora vamos falar um pouco sobre a simetria cíclica usando o exemplo abaixo:

simetria_ciclica

Nesse caso específico não temos simetria em relação a planos do nosso modelo. Temos simetria em relação a um eixo. Por isso não poderíamos usar o acessório de fixação ‘Simetria’. Nesse caso, devemos usar o ‘Simetria cíclica’. Para facilitar o entendimento, imagine que o recurso padrão circular do SOLIDWORKS seja aplicado a uma seção desse sólido. Se o padrão circular forma a peça completa sem espaçamentos ou interferências entre as seções, devemos o usar ‘Simetria cíclica’ ao analisar o nosso modelo.

Uma outra condição que nos obriga a usar ‘Simetria cíclica’ nesse caso são as direções das cargas. Nessa hélice, as cargas agem na direção tangencial e isso pode causar deformações na direção normal dos planos de seção.

Quanto ao ângulo formado pela seção do modelo, este deve ser totalmente divisível por 360 (360 graus/ângulo de simetria). Isso produzira uma seção apropriada para simetria cíclica.

Esperamos ter ajudado vocês a entenderem esse assunto. Se ainda ficaram com dúvidas, vamos ficar felizes em ajudar. Deixem também seus comentários sobre quais assuntos gostariam de obter mais informações.

Acompanhe as novidades em nosso Blog e nas nossas redes sociais! Clique aqui e inscreva-se no canal do YouTube e curta nossa página do Facebook. Esperamos ver você por aqui mais vezes!

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Duis vehicula turpis eget mi ornare, id auctor quam luctus. Nunc eget imperdiet magna. Duis et dictum ipsum. Morbi ullamcorper pulvinar lorem at elementum. Donec et faucibus urna, nec finibus quam. Nullam a convallis turpis. In tincidunt ligula vitae quam blandit, et sodales enim rhoncus. Pellentesque gravida lacus id posuere euismod. Phasellus a lectus in justo venenatis consectetur id non nisl. Cras gravida faucibus urna at condimentum. Quisque at egestas tortor. In vulputate lorem magna, ut luctus sapien volutpat ut. Praesent ultrices sit amet nunc id viverra.